A HISTÓRIA

        A Família Horta Osório cultiva a vinha e produz vinho na Região Demarcada do Douro, a mais antiga Região Demarcada e Regulamentada do mundo, desde o século XVIII. É a mais antiga fornecedora de vinho de um muito conhecido produtor e comercializador de Vinho do Porto da Região.

 

          Em 1942, com apenas 11 anos, o atual proprietário, José António Horta Osório, plantou a vinha principal da Quinta. Manteve-se sempre ligado às vinhas, sua paixão. Depois de várias décadas, e com um percurso de sucesso na área das energias, José António Horta Osório decidiu focar também a sua atenção neste projeto vitivinícola. Em 2008, seguindo a sua máxima “quando começamos a investir devemos investir até ao fim”, iniciou a remodelação profunda da vinha, ampliando-a com aquisições, construindo uma Quinta a “Quinta dos Osórios”, que atingirá os 40 hectares.

 

        A produção que até 2009 era encaminhada para adegas da região, passou na vindima de 2010 a criar o seu primeiro vinho da Quinta, o “Colheita 2010”, engarrafado e comercializado pela Casa Agrícola Horta Osório, S.A. sob a Marca “H.O. – Horta Osório Wines”.

 

          O vinho Colheita 2010 marca o nascimento da marca “H.O. – Horta Osório Wines”, um projeto vínico pessoal com grande ambição. A elevadíssima qualidade do primeiro vinho produzido foi um incentivo para continuar e no ano seguinte lançou-se um novo “Colheita”, o H.O. “Colheita 2011” e mais dois tipos de vinho, o H.O. “Achado 2011” e o H.O. “Reserva 2011”.

 

          Em 2012, com 82 anos, José António Horta Osório, construiu uma Adega de raiz na sua principal Quinta. Provida das mais modernas tecnologias de vinificação, com uma arquitetura de eleição que privilegia os materiais locais, nomeadamente o Xisto e a sua integração na paisagem. Construida no topo da montanha que integra a Quinta, a adega disfruta de uma paisagem deslumbrante, sobre a Serra do Marão a Poente e o Rio Corgo a Nascente. 

 

          A Adega H.O. reúne todas as condições para a produção de vinhos de altíssima qualidade. Os vinhos de 2012 já aqui foram integralmente produzidos.