AS VINHAS

    A Casa Agrícola Horta Osório tem um conjunto de propriedades na Região Demarcada do Douro, com um total de 52 hectares (ha). A Quinta Principal, Quinta dos Osórios, localizada na margem direita do Rio Corgo, atingirá cerca 40 ha de vinha plantada.


  Numa altitude que vai de 140 a 400 metros, a vinha foi plantada em patamares com apenas uma linha de videiras em cordão unilateral, com sistema de drenagem e um sistema de rega gota a gota, que apenas é accionado em casos de extrema seca. Em respeito ao ambiente e à biodiversidade local, a água utilizada na rega provém do tratamento das águas na ETAR da adega e da bombagem do Rio Corgo. Nesta Quinta de solos xistosos foram plantadas as castas de tintos Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão. As castas de brancos situam-se a maior altitude, e com menor exposição solar que as castas tintas, e foram plantadas o Rabigato, Viosinho, Verdelho, Arinto e Alvarinho.


  A Quinta do Pontão, situa-se no centro da Vila da Cumieira, e tem 4 ha de “vinhas velhas” com as melhores castas durienses em solos xistosos.
  O Rossaio é uma pequena vinha (1,5 ha) virada a Norte, a uma altitude de cerca 380m, onde está plantada apenas a casta Alvarinho.
  Os restantes 10 hectares de vinhas velhas  estão dispersos em pequenas parcelas de solos xistosos, plantadas há mais de setenta anos com as melhores castas da região demarcada do Douro.